Tuesday, June 5, 2007

Museu De Arqueologia De Olympia




País: Grécia

Na Antiguidade Clássica, todas as guerras entre as várias cidades gregas eram suspensas aquando da realização de jogos com a participação dos melhores atletas da altura. Os jogos realizados na cidade de Olímpia eram uns dos mais importantes daquela época, tendo continuado a realizarem-se mesmo durante o domínio romano da Grécia, até que, no ano 393, um decreto do Imperador Teodósio lhes pôs fim.
No século XIX, surgiram diversas tentativas para fazer reaparecer estes jogos, designando-os "Olímpicos" em homenagem aos realizados nesta cidade. Assim, em 1838, a municipalidade de Letrini, perto da antiga Olímpia, decidiu reviver os Jogos Olímpicos, que teriam lugar, de 4 em 4 anos, na cidade de Pyrgos. Pensa-se, no entanto, que o evento nunca chegou a acontecer. Maior sucesso teve o endinheirado grego Evangelos Zappas, ao instituir os Jogos Olímpicos Zappianos, dos quais ainda se realizaram edições nos anos de 1859, 1870, 1875 e 1889. Coube, no entanto, ao francês Charles Louis de Feddy, mais conhecido como barão de Coubertin, a tentativa melhor sucedida. influenciado pelas escavações realizadas em 1852, nas ruínas de Olímpia, convocou um congresso desportivo-cultural e apresentou uma proposta para o retorno dos Jogos Olímpicos. Os delegados de 12 países, reunidos na Sourbonne, ficaram entusiasmadíssimos com o projecto, tendo marcado a primeira Olimpíada da era moderna para dali a dois anos, em Atenas.

Principais pontos turístico: Ruínas do Estádio, da Fonte, da Palestra e do Santuário de Zeus. Não deixe de visitar, também, o Museu Arqueológico de Olímpia. Actualmente encontra-se encerrado para reestruturação, estando prevista a sua reabertura ao público por altura dos Jogos Olímpicos de 2004, em Atenas. Este museu contém uma preciosa colecção de artefactos do Santuário Olímpico de Zeus.

Pesquisa de: Emanuel Quintela e António Bravo

No comments: